Registre-se gratuitamente e tenha o mundo do RPG na sua mão!

PortalInícioCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seGruposConectar-se

Compartilhe | 

Tutorial RMXP - Entendendo as Variáveis com demo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Sorcer Loko
Cientista
Cientista

Número de Mensagens : 51

Estatísticas
Alertas Alertas:
0/5  (0/5)
Pontos Pontos: 10 / RST: 360 XD!!
Minhas Moedas! Minhas Moedas!: 210

MensagemAssunto: Tutorial RMXP - Entendendo as Variáveis com demo.   Dom 10 Fev - 19:22:08

Entendendo melhor as variáveis no XP/VX.

Você, se está com dúvida, logo que vê um tutorial com variáveis deve pensar ou falar: “Aff que *****, tem variável nesse tutorial... queria tanto faze-lo mas não sei nada...” mas cara, se você parasse para ler um tutorial sobre variáveis aposto que iria entender.... ou está com preguiça, ou porque não acha mesmo... mas tudo bem, aqui eu resolvo teu problema.. ;D!

1). Vamos trabalhar com variáveis. Chamarei elas de VAR para ficar mais fácil na hora. Bem, o uso da VAR não é complicado. Ele pode ser usado nas opções:
VAR: 0001 / O nome desejado
Substituir: +1|-1|x1|/1|. Você pode colocar o quanto desejar na variável. Eu quero um sistema de sono!
Defina o valor que você quer para que você esteja com sono.
Por exemplo, eu quero que meu carinha fique com sono constantemente com o valor 10.
Então, crie 2 npc, um do trabalho ou o que desejar e o outro npc de uma INN, pousada.

Explicarei como fazer o NPC da Pousada primeiro, para você entender melhor.
Nos gráficos coloque o que deseja, e nos comandos de evento clique em:
Condições:
Variável: Sono / 0001 for Constante: 10 [Igual a] e aperte OK.
Na Condição você coloca: Mudar HP e Mudar MP (o valor você decide) ou curar tudo.
Pode colocar outros efeitos para dar mais realismo como a musica do Inn, Esperar 300 Frames, etc...
E o mais importante!!! Vá em Opcões de Variável e coloque a Variável Sono na parte de Operação ‘-‘ e na parte Operandos, coloque Constante: 10.
Na Excessão você coloca: Você não está cansado ainda. ;-( trabalhe ou faça outra coisa para ficar cansado.

No NPC do trabalho você escolhe o gráfico e faz isso:
Crie uma Condição se a VAR sono é igual a 10, na condição você tem de colocar: Mostrar Mensagem: Sinto muito, está muito cansado para trabalhar ;D.
Na excessão coloque isso:
Opções de Variável: Crie variável do sono se não tiver criado.
Na operação coloque ‘+’ ao invés de ‘Substituir’.
Na parte Operandos, coloque Constante: 1.
Mudar Gold: 100 (O que desejar).
Esperar: 190 Frames.

Pronto, Rode o Game. ;D Muito legal Né?

Bem, agora você aprendeu a subtrair e somar as variáveis, certo?
Agora, poderá criar Céu e Inferno por Eventos, criar vários tutoriais...
Entender outros tutoriais.... Da pra fazer Sistema de Escola por eventos, você aprende, e se tiver valor X na VAR X, poderá criar um jogo muito mais realista você não concorda?
Experimente ver este jogo, não é feito no rpgmaker, mas dá para fazer ele no RPG Maker, é só entender variáveis ;D.
Clique para entrar no jogo. este jogo dá para fazer, é fácil, percebe-se que tudo que faríamos ou quase tudo, seria por VARS.
2-) As VARS, costumam encher sua cabeça de problemas, procure pensar bem no que irá fazer, antes de começar o sistema.
3-) Uma quest por VARS, é possível? É, é sim. Mas creio que só complicará você, com switches é mais simples. Se você pegar o peixe com o NPC de Pesca (;D Pescador vai... xD) e deixar o item com um evento comum, carregando tal variável, e o npc de entrega tiver uma condição de ter tal variável funciona, mas aí você pensa: É mais fácil que switches!
Aí eu digo que você se enganou. Não é só isso que precisa não! Você precisa de mais Condições dentro do evento comum ;O.... não faça quests por VAR, é terrível!!!

Bem, vocês aprenderam que mexer com VARS não é fácil, mas não é aquela cooooooisa....
Pense, VARS é um pedacinho de chocolate (Diamante Negro de preferência hehehhehe), +2 VARS são + dois pedaços de chocolate. -1 é um pedaço de chocolate a menos. 5X (*) mais chocolate dão 10 chocolates, /2 dão 5 chocolates ^.^! É uma matemática sem fim... Dá pra criar sistema de mutação como do Bem 10, SSJ, e assim vai.

Multiplicar e Dividir variáveis é mais avançado, explicarei em outra aula ;D.
No final, os NPCs estarão desta forma:
NPC Trabalho:

NPC Menina Inn:

Demo aqui
Criado por Sorcer Loko.
Ver perfil do usuário
Admin Broderman
Rei
Rei

Número de Mensagens : 168

Estatísticas
Alertas Alertas:
0/5  (0/5)
Pontos Pontos: 0
Minhas Moedas! Minhas Moedas!: 99999

MensagemAssunto: Re: Tutorial RMXP - Entendendo as Variáveis com demo.   Dom 10 Fev - 19:24:48

Legal, sua iniciativa ajuda bastante.
T Y
Ver perfil do usuário http://kingrpg.forumsrpg.net

Tutorial RMXP - Entendendo as Variáveis com demo.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Variáveis nome do leitor.
» Game Maker - Aula 4 - Variáveis
» [Tutorial] Variáveis em HTML5 + Javascript
» tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
» Comandos básicos sobre variáveis - parte 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
King RPG :: RPG Maker XP :: Tutoriais-
Ir para: